terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O filme é o mais importante


Oi gente
Voltamos! E agora, mais fortes.
Iniciamos a semana com a matéria muito bem contextualizada pelo jornalista Rodrigo Fonseca, jornal O Globo – que projetou para o país inteiro o potencial do terror realizado na aldeia de pescadores, Perocão/ES. Muito obrigada pelo espaço concedido à produção de baixo orçamento.

Zumbis... Eles estão por toda parte

E não para de chegar mais zumbis...
  
E antes de iniciarmos a odisséia sobre a derradeira experiência no set de Mar Negro, a minha colega de trabalho, Produtora competente, Atriz talentosa e Esposa dedicada – Mayra Alarcón, pediu-me a palavra:
_ Tomo um pouco deste espaço para falar do Mar Negro,  dele para mim...
Este filme foi dolorido, doloroso, e dor...mente??? Não, tudo menos isso, Foi um processo duro... Parecendo um parto mesmo... Em seis blocos de filmagens, em um ano de trabalho chorei, esperneei, gritei, fiquei doente de saúde e de estresse... Mas também ri, dancei e realizei, mais uma vez, o meu sonho de menina. Atuei e produzi... e tenho certeza, hoje sou melhor do que há 12 meses atrás!
Difícil saber se o filho é realmente lindo.  Eu acho que é...
É um filho teimoso, às vezes até mal educado... Mas é lindo e carinhoso na hora certa...
O Mar Negro trouxe novos amigos, novas parcerias, novas expectativas laborais, profissionais, passionais. O filme ensinou. ENSINOU-me a lidar não só com as outras pessoas, mas comigo mesma (que é o mais difícil). Isidora Fernandes me fez Diva, me fez guerreira, me fez temerosa (como não ter medo se sempre fiquei roca ao ter que interpretar a “cantora”!), e principalmente, me fez melhor atriz do que era... Que venham outras personagens! (já estou gritando no ouvido do monstrologo)
E que venham outras produções: filmes, curtas, séries de TV... Pois todo fim, de produção, tem que ser o começo de uma pré-produção! E assim vamos em frente, Fábulas Negras!
Mayra Alarcón na pele de Isidora Fernandes

Mayra

Oi (dinovo!)!
Então o “fim” é assim?!
Depois de seis meses de pré-produção, 32 dias/noites/tardes/madrugadas de gravação, distribuídos em sete meses, 30 de junho/2012 até 31 de janeiro/2013, Mar Negro – terceiro filme da trilogia eco-terror de Rodrigo Aragão, chegou ao fim (a etapa de gravação). E por que está doendo tanto?
Porque Mar Negro tomou o espaço, todo. Ocupou lacunas, preencheu sulcos, curou fissuras. E por muito tempo e de extraordinária intensidade: o filme consumiu as nossas vidas, interferiu nas relações, visitou os casamentos, intensificou as amizades, e principalmente, imprimiu solidez ao trabalho.
Zumbi vagando na praia


Raphael Araujo flagrou a bancadaria
E agora que vamos nos aventurar na próxima etapa, pós-produção (edição de imagem, edição de som, tratamento de imagem, lançamento) somos invadidos de saudade, nostalgia, espaço vazio. Acabou. Fim das gravações. Encontraremos o filme apenas nas telonas (outra experiência), quando então, seremos abduzidos pela estranha mancha negra.    
Ah Mar Negro!
Filme amado!
Tu és nosso eternamente! Mesmo depois do fim...
E “nosso” somos todos nós: brasileiros empenhados pelo terror nacional. Venceremos! Com a mesma determinação que vencemos por tantas vezes no set. As imagens estão captadas, garantidas e guardadas entre os mais preciosos tesouros. E lá no estúdio serão lapidadas para brilhar e refletir na tela toda a luz que o gênero merece.

Tudo isso para Você: Mar Negro!

Fábulas Negras transborda de felicidade! Outra vez a sorte nos sorriu e conseguimos fazer um filme novo. Com monstros marinhos; crateras de gosma; enxurradas de sangue; porções de corpos humanos; porções de corpos não-humanos; luz e cor no psicodélico Bordel Sangrento; zumbis; magia negra nos fundos do Bar do Seu Otto.
Belas mulheres, profundidade nos personagens. E morte. Por infecção, mordida, tiro, facão, paulada, arremesso de objetos, chute, cutelo, porrada, óleo quente na cara... Toxo! Testemunhamos Mar Negro ganhar vida, expandir mais e mais, exigindo todo o fôlego da equipe. Em compensação, hoje exibimos o sorriso da satisfação. Vitória. Temos orgulho do nosso trabalho.
Que a sensação de ausência, pelo o fim das gravações, sirva para alimentar o fogo do desejo. Desejo pelo novo, próximo, maior, outro filme. Adeus set de Mar Negro... Seja bem vindo filme Mar Negro. Sucesso no circuito de exibição.
zumbizando o  Monstrólogo 

Você – Filme, é o mais importante. Tudo fica menor diante da Sua grandiosa projeção. Tudo passa e Você permanece. Firme. Agradecemos humildemente a generosa oportunidade. A experiência de fazer um longa metragem é única. Quem já esteve num set de gravação consegue reconhecer o sentimento.
E disse o Diretor: Fim! E Leandro Sherman clicou!

Caro Leitor, estamos tão emocionados com o término das gravações, que esta postagem é uma homenagem especial para Mar Negro (Ele está provocando em nós o terror). Na próxima semana conversaremos sobre o processo de realização em si e a apaixonada equipe que se banhou no Mar e se contaminou com o Negro da nossa produção.
Tin tin... Um brinde amigos! Fizemos outro filme de terror, vamos comemorar!

Para encerrar vamos fazer o último sorteio do mês de aniversário do Blog... E o vencedor é: Betooooo!!! Parabéns amigo! E faça o melhor uso do filme que acabou de ganhar! Por favor, entrar em contato pelo e-mail, aragaofx@gmail.com. Agradecemos muito o carinho de todos e até semana que vem!

Kika



  

2 comentários:

  1. Bom...
    Primeiro deixa eu falar com a Mayra:

    "Mayra , você pariu o ouriço mais lindo do mundo , tenho certeza!
    E ficar rouca depois de interpretar "o rouxinol do Perocão" , a deslumbrante Isadora Fernandes , é glorioso!"

    E agora , Kika ,é com você...

    "Por favor , bota essa turma aí pra trabaiá duro na edição desse FILME ,que eu não tô me aguentando mais de tanta ansiedade pra ver!"

    Beijos e parabéns para todos vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heiiii Shunna! Então, vamos nos conhecer na estréia?! Topa?! Muito obrigada pelo carinho com o nosso trabalho. Bjão

      Excluir