segunda-feira, 28 de maio de 2012

E disse o especialista


Oi gente!

Hoje o Monstrólogo está em Florianópolis/SC, para exibição do filme – A Noite do Chupacabras e logo depois bate papo com o diretor. Então, quem estiver em Floripa aproveite a oportunidade que a 6ª Semana de Cinema oferece: mesas, oficinas e ciclo de filmes temáticos. O evento é uma realização dos alunos do Curso de Cinema da UFSC. Muito obrigada pelo convite galera! Desejamos sucesso e longa vida aos encontros com o Cinema Fantástico!

Aqui na Fábulas Negras, recebemos a visita ilustre do nosso querido ator, Markus Konká, para o primeiro teste de maquiagem e figurino do personagem Peroá, de Mar Negro. Na cena de abertura do filme o pescador sobre o ataque, em mar aberto, do monstro Baiacu-Sereia. Por isso, Rodrigo tirou moldes das partes do corpo do Konká que ficarão em evidencia na Maquiagem de Efeitos Especiais, rosto e braço.

Markus Konká se transforma em Peroá-Zumbi e depois em Monstro da Rede de Pesca

Daí, ele confecciona durante a pré-produção o rosto do Peroá-Zumbi (a rede é um elemento fundamental da caracterização) e algumas próteses para as etapas de contaminação causada pela mordida no braço. Conforme a narrativa avança, o ferimento purulento do braço vai tomando todo o corpo até que, pescador e rede vão se consumir num personagem maior, que será tecido ao longo do filme: Monstro da Rede de Pesca.

E aproveitando o momento, apareceu também Walderrama dos Santos: ator que vai vestir a fantasia e a persona do Baiacu-Sereia. Já que a movimentação da cena é um bocadinho complicada, precisamos ajustar ação e ritmo para criarmos harmonia entre: diretor; ator; a fantasia de corpo inteiro; pessoa que manipula os movimentos faciais do bicho; os dois pescadores vítimas da criatura marinha; o breu da madrugada; nas águas geladas; do inverno de Perocão! Hum... Tô ficando com medo! O frio machuca.

Walderrama se prepara enquanto Rodrigo segura a cabeça do Baiacu-Sereia com uma mão e na outra o dispositivo que controla os movimentos faciais do monstro 
Mas quando somos surpreendidos pelo reconhecimento de um especialista do naipe de Gonçalo Junior, as marcas físicas, psicológicas e financeiras da equipe de produção, Fábulas Negras, são motivo de orgulho e honradez! Porque o jornalista, uma autoridade no assunto, com mais de 20 livros publicados, entre eles o delicioso, Enciclopédia dos Monstros, Ediouro, 2008, atestou sobre Mangue Negro: “...um dos mais originais e geniais filmes de zumbi da historia do cinema em todo o mundo”. Bem... Peço-lhes um minuto de silencio!

Obrigada!

Querido Leitor, a ficha ainda não caiu direito, afinal, eu li (ninguém me contou) as palavras “todo o mundo” e de onde estou, uma aldeia de pescadores, o mundo me parece tão assustadoramente – grande. Porém, se Gonçalo Junior nos disse, então, eu acredito. E Vocês também podem conferir no livro, Apocalipse Zumbi, de Alexandre Callari, Évora, 2011, no prefácio, “Reflexões entre a vida e a morte” o vaticínio de Mangue Negro. Nosso momento há de chegar!

Enquanto isso... Nos divertimos entre livros, filmes, HQs, encontros temáticos e algumas surpresas sobre o universo fantástico e seus antológicos ícones.

Muito obrigada pelo carinho de cada um de Vocês! As glorias de Mangue Negro são para o deleite de todos nós!

A Machadinha, Luiz e Raquel em Mangue Negro

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário