segunda-feira, 7 de maio de 2012

Efeito Muito Especial


Oi gente!

Nosso encontro está ficando cada dia melhor! Iniciamos as atividades da semana aqui no blog e recebemos muito apoio de todos Você! O carinho se reflete nos ótimos resultados!!! 

Hoje vamos conversar um pouco sobre o trabalho que desenvolvemos na oficina berçário dos monstros. É o espaço onde as ideias se materializam por meio de fórmulas, produtos e os anos de experiência em Maquiagem de Efeitos Especiais. A transição do desenho até o plano físico passa, obrigatoriamente, pela alquimia da oficina. É a linha de produção que imprime a persona monstruosa à Fábulas Negras.
Rodrigo Aragão e a máscara de Brocoió, personagem de Mar Negro


Acabando o desenho é o momento da modelagem, quando o Monstrólogo passa horas e entra dias no introspectivo ofício de esculpir. Ao fim, temos um rosto ou um corpo, onde enxergamos na massa de modelar ossos, tecidos, músculos, artérias e pele. É tão lindo! De forma inequívoca a decomposição se apresenta na textura purulenta dos corpos.

Em seguida vêm as aplicações, camada por camada, de produtos químicos. Que pode variar de acordo com a especificidade de cada peça. Basicamente usamos gesso ou resina para tirar a fôrma, o negativo da modelagem (a peça ao contrário, como se fosse “revelada” no gesso ou resina). Na sequencia a fôrma recebe a espuma de látex.
Ulisses Debian se divertindo com a máscar do Peroá-Zumbi, personagem de Mar Negro


Que está mudando os padrões por aqui, com um custo X benefício muito superior.  Também usamos a espuma de poliuretano, dependendo de cada situação e por fim, pigmentos e o acabamento. A dosagem e administração dos produtos químicos são bastante complexas.

Porque as variantes (temperatura, velocidade, tempo de maturação) podem desandar o processo, tal qual receita de bolo. E o mais cruel é que ninguém quer dividir a fórmula, igual aos profissionais de sucesso que não contam, nem sob o perigo mortal da Machadinha do Luiz, o segredo da magia. Tudo bem... Nós temos um ingrediente muito especial: Rodrigo Aragão!
Ronei Aragão (camisa bonita heim!) com o peixe arrai  


E por falar em Aragão, ontem comemoramos os 73 anos de vida do querido Tio Guará! Personalidade especial para Fábulas Negras. Porque foi o primeiro a perceber a verve artística na criança que gostava de brincar de monstro assustando toda a família.

Anos depois em 2005, “financiou” com 300 reais o curta metragem Chupa Cabras, realizado num final de semana, lá no sítio da família. Com o vídeo ganhamos alguns prêmios e o Monstrólogo se sentiu mais seguro pra iniciar a jornada do longa metragem, Mangue Negro Orgulho do Terror Tupiniquim! Apoio... Incentivo... Reconhecimento, são ingredientes que nunca faltaram à Fórmula Mágica Fábulas Negras. Muito obrigada Tio Guará!


Tio Gurá, ao centro, ladeado pela familia


Agradecemos a todos pelo carinho e até semana que vem!

Kika  





        

Nenhum comentário:

Postar um comentário