segunda-feira, 25 de junho de 2012

Podemos Começar...


Oi gente!

Como diria o Velho do Saco em, A Noite do Chupacabras, “podemos começar” os últimos preparativos para o início das gravações de Mar Negro. Estamos concentrados neste projeto desde o ano passado, e agora, o grande momento vem chegando. No próximo sábado (30/06), às 7:00, no Cais do Una, com sol ou chuva, o nosso desejo mais pungente se realizara: vamos começar outro filme de terror!
Ulisses Debian, Walderrama dos Santos e Rodrigo Aragão exalam felicidade... Por que Será?!

Por motivo mais que justo, Fábulas Negras se encontra num estado crescente de agitação, afinal, cada dia que passa é menos um dia importante de pré-produção. Enquanto os meninos da oficina se apressam para cuidarem dos pequenos detalhes, porque o trabalho mais pesado de Efeitos Especiais do Primeiro Bloco já passou, as meninas da produção planejam, ação por ação, a sequencia que o Diretor chamou de, Cais do Una / Abertura.

Quando a estrela do purulento Baiacu-Sereia brilhará no breu da noite, até que haja luz no mar de Perocão! Então se dará inicio a estranha contaminação. Causada pela mancha negra que se aproxima silenciosa pelo litoral transformando a vida marinha e a comunidade pesqueira em mortos-vivos que, ao perder uma parte decepada (olho, guelra, perna, barbatana, mão ou puã), imediatamente, se junta à outra parte, e outra, e assim sucessivamente até que o caos se estabeleça.

Maquiagem de Efeitos Especiais de Rodrigo Aragão


Quem gosta de “final feliz”, “o bem vence o mal” ou aquelas reviravoltas que completam o ciclo, morte e depois a vida... Hum, melhor se preparar. Porque lá nas profundezas, onde brota estas e outras pérolas, no limiar da sanidade do Monstrólogo, transborda de inquietação com os vaticínios do jornal: poluição, extinguir, contaminar, lixo, tóxico, destruição, acidente na plataforma, fim...

Acabou o combustível antes de escrever a palavra feliz.

Aproveitamos a oportunidade para congratular com nossa equipe de produção que mais uma vez, vai realizar conosco outro sonho: Mar Negro. Muito obrigada por tantas contribuições! E especialmente agradecemos o carinho e respeito que sempre recebemos dos nossos fãs. Semana que vem, nossa conversa será tecida nas linhas que nos costuram ao set!

Última chamada para o embarque de Mar Negro!


Kika


        

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Reunião Equipe Mar Negro


Oi gente!

O grande momento se aproxima e vem à galope! Faltam 12 dias para começarmos as filmagens de Mar Negro. Esta semana fizemos uma reunião com nossa equipe técnica. Conversamos sobre os desafios finais de cada parte que compõe o todo: Direção, Roteiro, Fotografia, Som, Cenografia, Arte, Figurino, Efeitos Especiais e Produção.  Ao fim do encontro – sorrisos, ansiedade e congratulações por mais um longa.

Longa metragem, de terror, baixo orçamento, produzido por um bando de loucos que apostam todas as fichas num sonho: filmes que consigam se pagar, e mais, dinheiro no caixa para o próximo filme. Porque acreditamos que no futuro seja possível desenvolver um cinema auto sustentável! O caminho é longo, as apostas são altas e ninguém assinou o Termo de Garantia... Mas o que seria o mundo sem os loucos?!

Reunião com equipe técnica de Mar Negro


Outro dia, um amigo muito querido nos lembrou que o mundo é divido em grupos: pessoas que falam e fazem mesmo; outras que não fazem, porém, ainda conseguem incentivar quem faz e aquelas que não fazem nada e só falam mal dos que fazem! Falar (bem ou mal) até que é fácil... Agora, fazer mesmo, é outra história. Um pouquinho mais complicada.

Então aproveitando a oportunidade, parabenizamos os capixabas que sempre falaram em fazer o Workshop Maquiagem de Efeitos Especiais de Rodrigo Aragão (Fábulas Negras ofereceu gratuitamente) e ontem fizeram mesmo. O Diretor premiou todos com uma participação especial, que pode ser atrás ou à frente das lentes de Mar Negro. As pessoas que só falam mas não fazem nada, bem, vocês perderam outra chance.

A chance de trabalhar com o grupo que vem se estabelecendo como referência no gênero terror. Além de figurantes para a concentração de zumbis, também buscávamos o (s) assistente (s) de maquiagem. Porque temos a Festa dos Pescadores, sequência ultra gore, e precisamos de mais loucos para fazer conosco outro filme.

Workshop Maquiagem de Efeitos Especiais de Rodrigo Aragão


Mas em compensação, presenciamos uma cena maravilhosa no cinema da nossa cidade, Guarapari/ES. Um final de semana, com expectadores que pagaram pelo ingresso e assistiram aos curtas metragens de três grupos de produção independente, ABES Filmes com Fora da Lei; Proxi Filmes com Operação Mibra e Pestilentos Filmes com Linguinha The Killer.

Parabéns meninos! Vocês merecem muitos aplausos! Tanto pela realização dos vídeos como também pela iniciativa de exibição alternativa. É isso ae... De um jeito ou de outro o Cinema de Bordas sempre encontra o seu próprio caminho!

O realizador de Linguinha The Killer, Maurício Júnior, locou a sala de cinema em Guarapari 


Muito obrigada pelo carinho de todos e até semana que vem.
Kika

P.S.

Fábulas Negras se despede com pesar do amigo, Jorge Timm, que partiu e deixou mais triste o Cinema Independente Brasileiro.





Petter Baiestorf, Jorge Timm e Cesar Coffin Souza, militantes do cinema independente da Canibal Filmes
        


               

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Vinde as crianças


Oi gente!

Estamos trabalhando sob pressão da ampulheta: faltam 19 dias para o set de Mar Negro, último filme da trilogia eco-terror de Rodrigo Aragão. Para tanto, planejamos 28 dias de filmagens, distribuídos em sete blocos, de quatro dias cada um, nos meses de julho/agosto/setembro/outubro. Em breve ouviremos o Diretor conclamar, “hei vocês, discípulos da Monstrologia, vamos filmar! Hum... Adrenalina lá em cima!

Depois de muita mão de obra, alguns transtornos e a satisfação de dever cumprido, nós terminamos as reformas no ateliê, escritório e closet. O cheirinho de novo, limpo e organizado exala das fornalhas de Perocão. Com isso, a casa Fábulas Negras está preparada para o inicio das festividades: outro longa metragem de baixo orçamento, banhado à sangue e putrefação, bastante senso de humor, porém, de final tão trágico quanto a vida real.
Carol Aragão e Diego Fernandes:  clima de brincadeira mas o trabalho é sério 

Divertido mesmo foi a visita que recebemos do elenco mirim: Carol Aragão de 13 e Diego Fernandes de 8 anos. Passamos o dia juntos com sessão de fotos, estudando o roteiro, molde de gesso e conversas lúdicas sobre a proposta da produção. Aproveitamos a oportunidade para solidificar o gosto pelo horror tupiniquim na nova geração. As crianças compõem o núcleo da sequência, Casa do Pescador Peroá, quando a família é surpreendida por uma sinistra presença.

Carol tem a responsabilidade de ser a sobrevivente, ela vai interpretar Clara: irmã mais velha, pai desconhecido, enteada de um homem perdendo a humanidade e a mãe, Janaína, objeto de desejo na vila. Diego é o pequeno Paulinho, alheio aos conflitos dos adultos, tem passagem rápida pela trama, no entanto, sustenta uma das cenas mais chocante do filme. Assumimos um risco ao abordar a infância de forma tão dura. Mas também é um viés da Arte − retratar a existência do mal.

Rodrigo Aragão segura o molde do Diego enquanto as meninas,  Pérola , Mayra e Carol se divertem

Coisas ruins acontecem com pessoas do bem, inclusive crianças. Então, vamos nos preparando porque a estranha manha negra não poupa ninguém...

E por fim, anunciamos solenemente que no próximo domingo (17/06), o Monstrólogo vai ministrar workshop de Maquiagem de Efeitos Especiais com a finalidade de capacitar os participantes ao oficio de Assistente. 

Os capixabas interessados, por favor, se apresentem, com informações que facilitem o processo seletivo, pelo e-mail, aragaofx@gmail.com porque vamos escolher quatro pessoas que tenham o perfil mais indicado para a função. 

Desejo boa sorte a todos!

Muito obrigada pelo carinho e até semana que vem!

Participe do Workshop Maquiagem de Efeitos Especiais de Rodrigo Aragão 
       

   
  
     

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Making of de Mar Negro


Oi gente!

Esta semana entramos em Contagem Regressiva para o início da fase de gravação. No dia 30 de junho, estaremos lá onde o coração bate mais forte: set de filmagem. Realizaremos o nosso terceiro longa metragem, de terror, baixo orçamento e com um diferencial – o Monstrólogo optou por trabalhar com um modelo de produção aberta, ou seja, vamos dividir com o público os “segredos” da profissão!

Desde janeiro, numa simbólica Sexta-Feira13, Fábulas Negras vem compartilhando a pré-produção do filme. Daí, acompanhamos o passo a passo do processo de criação e confecção dos Efeitos Especiais; conversamos sobre roteiro, atmosfera e personagens; as dificuldades das locações; explicamos alguns procedimentos de produção, e agora, Rodrigo Aragão divulgou o making of de Mar Negro (o primeiro de uma série).

Usufruímos, de bom grado, da autonomia que conquistamos: Rodrigo tem liberdade total para desenvolver o seu ofício, compramos nossos equipamentos de fotografia e assim captamos as imagens, editamos e divulgamos; recebemos mensagens, telefonemas, e-mail e sinal de fumaça de amigos, anônimos e personalidades que desejam sonhar conosco. O momento é muito feliz! E ainda não acabou...

Praia do Una, uma das nossas locações

Na verdade estamos começando, porque, ao mesmo tempo em que Mar Negro encerra a trilogia eco-terror com Mangue Negro, 2008 e A Noite do Chupacabras, 2011, paralelamente, inaugura o novo. Enquanto executamos o trabalho de hoje, de agora; a Cabeça Careca do Diretor está explodindo de tantas idéias, maiores desafios, outros sonhos (já garanti minha personagem do próximo filme!).

O outro tentáculo, a Loja Virtual, escoa DVDs, máscaras, canecas, camisas, sangue e a militância do Cinema de Bordas. Para tanto, Mayra Alarcón (a chilena do Rodrigo) que cuida do setor de vendas, não teve folga nem mesmo no dia do aniversário. Porém, foi recompensada logo cedo quando o Correio lhe trouxe uma enorme caixa com o presente especial da nossa querida Shunna. E quando a noite caiu em Perocão, acendemos as velinhas, aumentamos o volume da música e dançamos até que o cansaço nos venceu.

Mayra Alarcón

Queridos Leitores, deixo Vocês em ótima companhia: nosso vídeo com imagens inéditas dos bastidores da pré-produção de MAR NEGRO MAKING OF PT 1. Boa sessão! Agradecemos muito os compartilhamentos, comentários e o carinho dos fãs. E continuamos contando os dias até que as portas do set se abram para nós!

Um beijo afetuoso!

Kika