segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Levantando Paredes

Oi gente!

Chegamos!
Parte da equipe chegou neste final de semana e iniciamos os trabalhos de Cenografia e Arte para as gravações - Sequencia Bar do Seu Otto. Ontem (domingo) entramos na Casa Barari com força total: frete, madeira, ferramentas, parafusos e brocas para levantar paredes, abrir janelas, confeccionar mobílias e criar o ambiente.
Instigante o ponto de vista da Anna Soler... 

... Fotógrafa (carnala!) que veio do México para fazer o nosso still
 Os setores − Marcenaria, Cenografia, Direção, Produção e Arte finalizaram detalhes dos cenários que serão construídos, Salão do Bar e Quarto do Albino. De pouco em pouco, o espaço foi se transformando e onde outrora sempre existiu uma varanda, agora cedeu o lugar de bom grado: “aqui o balcão e lá as mesas”.

Com isso, abrimos outra linha de produção. Além de escritório e oficina, precisamos acompanhar as obras, contratar serviços, cumprir o cronograma previamente planejado. Para na próxima quinta-feira (25/10) começarmos as filmagens. Com o bloco de oito dias de duração e uma Equipe entre 20 e 25 pessoas para cobrir tudo.

E o “tudo”, no caso, é TUDO mesmo!
Ricardo Araujo parafusando paineis
 
 
Ronei, Uly, eu e Rodrigo fazendo arte na oficina

 
Não poupamos ninguém (apenas ele, o vil metal); reaproveitamos materiais; remanejamos pessoas; descobrimos novas finalidades para os velhos objetos; guardamos as ideias que serão usadas logo ali na frente; dominamos as nossas ‘tempestades cerebrais’ e seguimos em frente, rumo ao Norte; onde lá, no fim do arco-íris – encontraremos o prometido Pote de Ouro.
E munidos de tal Ouro, vamos fazer outros filmes de terror!
As máscaras são do Rodrigo e a foto da Anna Soler
 
E ainda melhor a Exposição Temática – Museu dos Monstros; FabuLoja; oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem; Criação e Confecção de Personagens Fantásticos; A Caravana e nos dias 15, 16 e 17 de novembro/2012, Praça do Radium Hotel/ES, realizaremos a quarta edição da Mostra de Cinema Fantástico – CineTerror na Praia.

Este ano, pela primeira vez, elaboramos um projeto e participamos do edital mais concorrido da Secult / Espírito Santo e ganhamos em terceiro lugar o premio de vinte mil reais (R$ 20.000,00) para a realização da Mostra. Comemoramos a vitória não apenas da Fábulas Negras, mas principalmente, de uma conquista maior: a vitória do Terror!

Na praia, na cidade, no campo, no interior... No Brasil. E sem eufemismo! O nome do nosso projeto é CineTerror na Praia e é isso ae: há mais de 15 anos assumimos. Então Querido Leitor, anote na sua agenda, faça planos, junte e guarde as moedas e venha sonhar conosco. O lindo sonho do Terror Brasileiro! 
CineTerror na Praia edição 2011
 

Muito obrigada pelo carinho!

Até semana que vem!

Kika

 

 

 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Bar do Seu Otto


Oi gente!

Seguindo o curso, agora estamos organizando a próxima investida de Mar Negro – Sequência Bar do Seu Otto. Aquele mesmo de A Noite do Chupacabras (2011), onde as duas famílias rivais (Silva e Carvalho) se encontram e trocam gentilezas: sopapos, mordidas, xingamentos, chutes e generosas doses de vômito e sangue.

Zumbi se alimentando


Trazemos um cenário diferente daquele apresentado em Chupacabras e a identificação com o Bar do Seu Otto fica por conta dos carismáticos personagens: o dono do bar, Seu Otto; o típico “pé de cana” pendurado no balcão, Brocoió; e o anti-herói Albino, o garçom. O misticismo aparece na figura do personagem novo, um forasteiro.

Os personagens fixos são interpretados pelo músico Afonso Abreu, de reconhecido talento e maravilhoso senso de humor; Hermann Pidner, o nosso Produtor Executivo, empresário que materializou outro sonho (agradecemos); e o também conhecido por Luiz da Machadinha, Chupacabras e Baiacu-Sereia, Walderrama dos Santos

Milena Bessa e Gisele Ferran

Gisele Ferran e Milena Bessa


Roteiro finalizado, oficina empenhada na busca por soluções práticas para a complexidade dos Efeitos Especiais: animatrônicos, fantasias e máscaras. A produção, ocupada em conversas e planejamentos, enquanto vai se tecendo a estrutura – Bar do Seu Otto.

Para manter a tradição: muito trabalho para a pequena infantaria! De novo, seremos “abduzidos” pelas ondas de Mar Negro: 15 dias de contato. Mais ou menos 25 pessoas. Oito dias de gravação e a vida hasteada na bandeira onde se ler: filme de terror!

Margareth Galvão

Cristina Verardi


Paredes, janelas e portas hão de caírem, mortos vivos se levantarão, habitações invadidas, a rede de pesca trará monstros. Mais sangue, mais gosma, mais destruição. O momento é crítico. Estejam preparados... O Velho do Saco encontrou um novo corpo.

Muito obrigada a todos pelo carinho!
Até semana que vem!!!

Até breve amigos: Ernesto, Cristian, Oso, Coio, Mayra, Rodrigo, Joel, Gurcius, Baiestorf, Bebel, Walderrama, Foca, Eduardo, Edna, Tay, Anna, Laura, Lou, Thayse, eu e Ricardo


Kika

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Bastidores do Bordel


Oi gente!

"El Oso" Tápia e seu poderoso... 

... Machete


Hoje continuaremos a nossa conversar sobre o Bloco mais caliente de Mar Negro: Bordel Sangrento. O colorido pintou com matizes quentes a luz do salão, os quadros nas paredes, e principalmente, a indumentária das moças.

O tom que ecoou das entranhas do Surusu´s Cub (Casa de Diversão Masculina de Perocão/ES) foi a luxuria do vermelho. Desejo...

A maravilhosa Milena Bessa


Borrado na boca, úmido na língua, representado na unha, sugerindo na calcinha e sinta liga, adornado na cabeça e no coração. Maculando com o pecado da carne, elenco e a técnica. Exalando no ar o aroma inconfundível da corte.

Ah Bordel... Jamais esqueceremos!

A diva Isidora, interpretada por Mayra Alarcón 


Para sempre registrado no longa metragem, e só lembrando: o filme é de terror! Porém o clima é de festa, todos os dias, até o amanhecer! Pois a única força que conseguia parar O Diretor era o sol nascendo. Obrigada sol! Daí em diante, éramos um bando de loucos, embalados por la cumbia, contaminados pela alegria da realização e cercados por amigos especiais.

Jamais esqueceremos!

As nuances, que gradativamente criaram o ambiente, imprimiram a atmosfera, afrouxando as tensões até parir o Bordel de vez. No primeiro dia a galera na retaguarda, muitos acanhamentos, “vai você na frente...” e certo constrangimento na hora de provar o figurino. E a figurinista, Mayra Alarcón – só instigando. Era tudo que elas precisavam. 

Sururu´s Club com, Roberta Mesquita e Fonzzo Squizo
                                                                                                                                                                                                   


Conforme as moças experimentavam (experimentar pode ser perigoso!), subiam no salto, escolhiam o baton, mascavam um chiclete, colocavam adereços e afins, escutávamos ao longe as mulheres gargalhando. Ivan Castilho (colaborador do Cultura Nativa) profetizava para o colega Maurício Junior, “... É rapaz, a mulherada tá enlouquecida!”.

Santa loucura! Mulheres para todos os gostos e prazeres... Ah Bordel Sangrento!

Na entrada, o chefe da segurança e sua endiabrada cadeira de rodas, Ricardo Araújo, junto com os capangas, Foca Magalhães e Alzir Vaillant, faziam a proteção das meninas e controlavam a fila de homens afoitos. Alvoroçadas, aquela ruma de mulheres, vestindo roupas sensuais, chegavam ansiosas por diversão.

Casa de Diversão Masculina, com Maurício Jr. e Ana Carolina Braga


Dentro do salão principal, elas sorriam, embebedavam, seduziam, batiam palmas, ofereciam de bom grado o prazer, e eles... Aceitavam. Parabéns meninas, vocês arrasaram: Milena Bessa, Roberta Mesquita, Thayse Alarcón, Tamara Alarcón, Aparecida Castilho, Ana Carolina Braga (ver mais aqui).

Drinks e fetiches com, Tamara Alarcón, Gurcius Gewdner e Petter Baiestorf


Na cozinha do Bordel: fritando peixe, lavando panelas, curiosas com tanta algazarra, estavam Silmara (Luiza Rosário Vitório) e ela, o grande amor – Indiara (Kika Oliveira) sob os maus tratos da Chefe de Cozinha (Margareth Galvão) e os olhos famintos do peixeiro mal cheiroso (Fonzo Squizzo). Dali saiu comida contaminada que fez zumbi a inocente Ianara Alarcón.

No auge da noite, entrando pela porta da frente e trazendo o gore, chegou o marido embaraçado nas tramas da rede, pescador Peroá (Markus Konká). Morte e destruição. Sangue derramado. Multiplicação de zumbis... E o Bordel mudou o tom: Negro. Terror. Medo.

Olha o machete dinovo... Oso, Mayra e Ianara Alarcón


O animatrônico, Zumbi-Caranguijo, abriu a bocarra para engolir carne humana e cuspir gosma preta. Caos e gritaria. Do outro lado (atrás das câmeras) Rodrigo sorria (agora sim, vai começar a diversão!); Marcelo, Genadir e Sherman tentavam a todo custo proteger as filmadoras; Uly empunhava firme o vômero (artefato desenvolvido na oficina para esguichar sangue, vômito, gosma e qualquer líquido); Ronei corria para pegar mais baldes (e baldes e baldes e baldes de sangue e gosma).

Ulisses Debian se divertindo com os vômeros


O som direto, Fernanda e Vinícius, pediam educadamente para gritarem um pouco mais baixo (caos) enquanto Ferri brigava com o compressor e Walderrama puxava novas extensões. Do outro lado, no frio da madrugada Margot gritava para Edna e Vada, “eles precisam de alimentos termogénicos” e elas respondiam sorridentes, “sim, eles são gênios!” e Coio fez a pose!

Super Coio pronto para dominar o mundo



Estas são as participações capixabas do Bordel Sangrento. Muito obrigada a todos que lá estiveram e muito contribuiram. Especialmente ao nosso Produtor Executivo, Hermann Pidner, o Louco Mor que pagou todas as contas! Ver mais agradecimentos em, Bordel Sangrento.

Ah Bordel... Jamais esqueceremos!

Desde o dia 30 de junho/2012 estamos mergulhados nas gravações turbulentas de Mar Negro. Inventando artefatos, confeccionando fantasias, criando monstros, zumbis, sangue e gosma jorrando.

Fazendo contas, planejando ações, pensando na logística, conversando sobre produção, que inclui conscientização e separação do lixo. Conseguimos separar cerca de 70% de todo lixo produzido por mais ou menos, 45 pessoas durante quase 15 dias.

Tristeza para alguns e alegria do Diretor, com Carol e Thayse Alarcón


Com um roteiro vivo, que se adapta a qualquer situação e orçamento, pelo filme já passaram: Baiacu-Sereia, Paulinho-Zumbi, Peroá-Zumbi-da-Rede, Mileide, Arraia-Zumbi, Zumbi-Carangueijo, pessoas vivas e pessoas mortas. E o próximo Bloco, Bar do Seu Otto tá chegando... 

E nós: aprendemos com o set!

Muitos faltaram e os presentes na foto são: Thayse (segurando a caneca), Anna, Laura, Eduardo, Tay, Bebel, Walderrama, Lou, Oso, Gurcius, Milena, Gisele, Mayra, Coffin, Rodrigo, eu, Ferri, Joel, Mariana, Vinícius, Fernanda e Ricardo (na cadeira de rodas) 


Muito obrigada!
Até semana que vem.

Kika



      

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Bordel Sangrento


Oi gente!

Voltamos!

E chegamos esgotados, machucados, emagrecidos, doloridos e felizes. Outra vez, marcados pelo Terror Nacional. Além de adoentados com a forte gripe que contaminou a maioria da trupe, apelidada carinhosamente de Vírus Baiestorf.

Lá estivemos. Participamos. Contribuímos. Muito obrigada amigos! Foi lindo demais!

Ernesto Valverde zumbizado

O Poderoso machete de Oso  Tápia passou por aqui


Estamos emocionados com o movimento! Pois outro Ato (Quarto Bloco) de Mar Negro se cumpriu! Sustentado pela força visceral do Cinema Brasileiro, gravamos por mais de dez dias, dormimos pouco, comemos mais e dançamos muito (la cumbia... Valeu Ernesto). 

Administramos bem o caos com ajuda da nossa maravilhosa equipe ao atingir o número de 45 Trabalhadores no set. É verdade sim: nos divertimos... E muito! Nos refastelamos de sangue. Toxo!

Que trupe: Milena Bessa, Kika Oliveira, Ricardo Araujo e Gisele Ferran


Pessoas unidas pela causa: filme de terror, baixo orçamento, na aldeia de pescadores. Ae Perocão... Barari tu és o tablado onde tantas energias se convergem. O projeto foi iniciado no segundo semestre de 2011, terceiro longa metragem da produtora capixaba Fábulas Negras.

Quando o premiado cineasta Rodrigo Aragão encerra sua trilogia eco-terror. Depois de apresentar o manguezal em Mangue Negro (2008), montanhas e cachoeiras, A noite do Chupacabras, (2011), agora, a praia com Mar Negro (previsão de lançamento 2013).

Ataque de zumbis, Maurício Junior, Gurcius Gewdner, Thayse Alarcón, Maria Laura Umaña, Roberta Mesquita e Tayara Chagas  


Para tanto, recebemos colaboração da família, amigos, parceiros, comunidade e estrangeiros. Da Costa Rica vieram os realizadores, Ernesto Valverde e Maria Laura Umaña que atuaram no Bordel e nos dias de limpeza o casal se atracou com paredes banhadas de sangue e gosma.

Do México o cineasta Augustín “El Oso” Tápia decepou cabeças com o poderoso machete, e a sua fotógrafa Anna Soler Cepriá, registrou para sempre o still de Mar Negro. (chupale!... Carnala!).

O núcleo latino recepcionado pela Madame Úrsula, Mayra Alarcón, Ianara Alarcón,  Augustín "El  Oso" Tápia, Cristian Verardi e Ernesto Valverde 


De Aracaju recebemos o genial artista, Eduardo Cardenas que criou vários conceptes dos monstros marinhos e o magnífico objeto de cena, O Livro, e a sua dedicada esposa Tayara Chagas, que além de contracenarem no Bordel, trabalharam (bastante) na produção.

Do Rio de Janeiro, o Barman Louco (muito louco), realizador, músico, artista e louco: Gurcius Gewdner; De Palmitos/SC, o roteirista, realizador, ator, blogueiro e cúmplice do Petter na Cabinal Filmes: Cesar Coffin Souza, no papel do Deputado (mau caráter) Ferreira;

No cantinho da foto Anna fazendo still, Rodrigo, Tay, Eduardo, Roberta,  Foca,  eu, Alzir e Gurcius, no centro, Ricardo ensaiando matar zumbi


Com ele veio a Musa do Cinema de Bordas, atriz de O Doce Avanço da Faca (2010), Gisele Ferran; De Porto Alegre, para interpretar o travesti Madame Úrsula, jornalista, crítico de cinema, realizador e ator talentoso (Velho do Saco), Cristian Verardi.

O catarinense Petter Baiestorf, ícone da cultura underground que mais uma vez (Ivan Carvalho) esteve conosco; um presente vindo direto da Nova Zelândia que muito ajudou na Maquiagem de Efeitos Especiais, Laura Rosa, e ainda, a muito prestativa e doce Lou Gastardi, estudante de cinema que atualmente mora na Alemanha; finalizando participações de fora do Espírito Santo:

 A musa Gisele Ferran, Cesar Coffin Souza, Milena Bessa e Joel Caetano (o assessor do Deputado Ferreira foi "convidado" a se retirar do quarto...

O casal: Joel Caetano e a musa, Mariana Zani


De São Paulo o casal – atriz e empresária Mariana Zani, Musa do Cinema de Bordas e o nosso querido e fiel escudeiro Joel Caetano, Assistente de Direção. Realizador premiado da produtora RZP.

Semana que vem falamos um pouco das pessoas capixabas que fizeram de um sonho a realidade do segmento: Terror Tupiniquim.

Continua...

Ae Perocão...


Muito obrigada pelo carinho e respeito de todos!

Kika

Mar Negro

1)      Hermann Pidner – Produção Executiva, Elenco
2)      Rodrigo Aragão – Roteiro, Direção, Edição, Efeitos Especiais, Efeitos Especiais em Maquiagem, Elenco
3)      Joel Caetano – Ass. Direção, Ass. Fotografia, Ass. Produção, Elenco, Tratamento de Imagem
4)      Kika Oliveira – Produção, Elenco, Ass. Maquiagem
5)      Mayra Alarcón – Produção, Figurino, Elenco, Ass. Maquiagem
6)      Marcelo Castanheira – Direção de Fotografia, Still, Making of, Ass. Produção
7)      Genadir GBrier – Câmera, Still, Making of, Ass. Produção
8)      Leandro Sherman – Câmera, Still, Making of , Ass. Produção
9)      Fernanda Garcia Camargo – Som Direto, Ass. Produção
10)  Vinícius Ribeiro – Ass. Som Direto, Elenco
11)  Giovanni Coio – Direção de Arte, Still, Making of, Elenco
12)  Ulisses Debian – Arte, Animatrônico, Efeitos Especiais, Ass. Produção, Ass. Maquiagem, Elenco, Motorista
13)  Margot Benatti – Arte, Alimentação, Ass. Produção
14)  Eduardo Cardenas – Concept, O Livro (objeto de cena), Elenco, Ass. Produção
15)  Walderrama dos Santos – Diretor de Cenografia, Contra-regra, Objetos de Cena, Elenco, Ass. Produção
16)  Ronei Aragão – Ass. Efeitos Especiais, Ass. Maquiagem, Ass. Produção
17)  Edna Santos – Alimentação, Ass. Produção
18)  Vada – Alimentação, Ass. Produção
19)  Consuelo Araújo – Costureira
20)  Jorgemar de Oliveira – Elétrica do Primeiro Bloco de filmagem
21)  Markus Konká – Elenco
22)  Tiago Ferri – Elenco, Contra-regra, Ass. Produção
23)  Fonzzo Squizo – Elenco
24)  Diego Fernanades – Elenco
25)  Caroliny Aragão – Elenco, Ass. Produção
26)  Roberta Mesquita – Elenco, Ass. Maquiagem, Ass. Produção
27)  Edléa Assunção – Elenco
28)  Maurício Junior – Elenco
29)  Ivan Castilho – Elenco
30)  Aparecida Castilho - Elenco
31)  Luiza Rosário Vitório – Elenco, Ass. Produção
32)  Ricardo Araújo – Elenco, Ass. Produção
33)  Foca Magalhães – Elenco
34)  Afonso Abreu – Elenco
35)  Alzir Vaillat – Contra-regra, Elenco, Ass. Produção
36)  Petter Baiestorf – Elenco
37)  Cristian Verardi – Elenco
38)   César Coffin Souza – Elenco
39)  Gisele Ferran – Elenco, Ass. Produção
40)  Mariana Zani – Elenco, Ass. Produção
41)  Ana Carolina Braga – Ass. Produção, Elenco
42)  Margareth Galvão – Elenco
43)  Milena Bessa – Elenco, Ass. Produção
44)  Lou Gastardi – Ass. Som, Ass. Produção, Elenco
45)  Thayse Alarcón – Ass. Produção, Elenco
46)  Tamara Alarcón – Ass. Produção, Elenco
47)  Ianara Alarcón – Elenco
48)  Gurcius Gewdner – Elenco, Ass. Som no primeiro dia de filmagem
49)  Agustín "Oso" Tapia – Elenco
50)  Anna Soler Cepriá – Still
51)  Ernesto Valverde – Elenco, Ass. Produção
52)  Maria Laura Umaña – Elenco, Ass. Produção
53)  Laura Rosa – Ass. Maquiagem Efeitos Especiais, Ass. Produção
54)  Julio Cabreira – Elétrica do Quarto Bloco de filmagem

AGRADECIMENTOS
55)  Dona Dalva
56)  Seu Osório
57)  Tio Guará
58)  Maria Aparecida Pereira
59)   Edvaner Fernandes
60)  Pérola Fernandes
61)  Bob Redins
62)  ABD Capixaba
63)  Secundo Rezende
64)  TV Faesa
65)  Dona Cláudia e Família
66)  Zé Dubu