sexta-feira, 24 de maio de 2013

De volta a Perocão


Voltamos de Brasília e já estamos em casa. Os dias na capital foram intensos. Nos desdobramos entre a oficina, entrevistas e exibições.

Rodrigo e Mayra na frente do congresso nacional
As projeções dos nossos dois primeiros longas foram ótimas. Na quinta feira (16/05), às 16 h. o publico teve um presente, pois a sessão de “A noite do Chupacabras” foi apresentada pelo “mestre de cerimonias” Christian Caselli, o diretor Rodrigo Aragão, e a Bela, aluna super empolgada e zumbificada da oficina.
Ao fim das aulas, alunos e professor satisfeitos, alguns novos talentos e amizades surgindo.

Bela sendo maquiada para apresentação de A Noite do Chupacabras
Alunos na oficina de Maquiagem de Efeitos ESpeciais
Após a oficina sessão de fotos com: Caroline, Bela e Christian Caselli
A sexta feira era o nosso dia mais esperado. Aquecimento com o Mangue Negro às 15:30 h. e as 18:30 MAR NEGRO.



Publico de Mar Negro


 Publico enxuto, a sala de cinema do CCBB é pequena e aconchegante. Assistimos a essa sessão com os sentidos dispostos ao filme e aos espectadores. Logo depois, veio o debate; o publico estava “por dentro”, já conhecia a nossa trajetória até aquele momento (muitos tinham assistido às três sessões Fábulas Negras), o que ajudou a conversa a rolar solta e descontraída. Foi demais!


Rodrigo contando cena de Gurcius Gewdner em debate MFL - Brasília 

Para fechar com chave ouro nossa passagem pelo distrito federal, feijoada em casa de amigas capixabas que não víamos há anos.


Feijoada em casa de amigas! com: Cririlo, Rodrigo, Thales, Marcelo, Karine, Ursula, e Rebeca (no meu colo), Roberta (a mãe das princesas) e Rodrigo lá trás.... Cristian Caselli tirando a foto

Agora, Mar Negro está voltando à sala de edição. Quem teve o privilégio de participar dessa pré-estreia (Fantaspoa e MFL – Brasília), a próxima vez que se encontrar com o filme, verá uma nova edição, um pouco mais dinâmica e alguns minutos mais curta, pois percebemos junto ao publico que ainda há alguns detalhes a ser melhorado, pro nosso filme ficar mais belo.

Obrigada por acompanhar as nossas aventuras...


Nos vemos aqui, em breve!

Mayra Alarcón

quinta-feira, 16 de maio de 2013

E na capital...





...parece que estamos num outro país, e estamos no centro do mesmo Brasil que já tivemos o privilégio de conhecer de norte a sul, leste e oeste.

Como diz o Rodrigo: “Fazendo filmes não ganhamos dinheiro, mas viajamos bastante!”, eis o poder do cinema!
Eu na Catedral de Brasilia
 

Da varanda do hotel temos uma vista fantástica do Planalto Central: de frente para o Congresso Nacional. Esta cidade é uma obra louca de Niemayer, tudo parece longe entre essas curvas sem fim, mas, na verdade, é perto.

Vista da varanda do hotel: Congresso Nacional



Na frente do Congresso, Rodrigo Aragao
 
A Mostra do Filme Livre – MFL Brasília, já começou há uma semana, nós chegamos no domingo (12 de maio), e junto chegou a vez dos filmes “trash”. A sangueira começa com a oficina de Maquiagem de Efeitos Especiais ministrada pelo nosso monstrólogo, e as consequentes sessões Trash apresentadas por Christian Caselli.

E falando na oficina, foi um sucesso! Quase 20 alunos, super concentrados nos três dias que durou.. Aprenderam as técnicas, brincaram e, inclusive, soubemos de algumas que foram, até ao supermercado, maquiadas para assustar as pessoas fora do CCBB...
Vitima da primeira entrevista em Brasilia. Bom dia DF - Globo.
Ator: Gael

Entre passeios, entrevistas para a Globo, SBT e vários jornais locais,  e trabalho, se foram nossos primeiros dias na capital, nos próximos capítulos... Fábulas Negras por completo! Trilogia completa apresentada na MFL, já já lhes conto como foi...
Materias!!!!

SBT

Bom Dia DF, Rede Globo

G1

Alo Brasilia



Um abraço e até daqui a pouco...

 

Mayra

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Para nós o Fantaspoa 2013 chegou ao fim...


... Claro que este lindo festival organizado pelos queridos João Pedro Fleck e Nicholas Tonsho continua, por mais uma semana, com um monte de convidados legais, como Rugero Deodato, Luigi Cozzi e Claudio Simonetti, além do Marian Lux, um pianista alemão muito simpático, que nos emocionou com a sua composição na exibição/ concerto do filme “O Gabinete do Dr. Callighari” (de 1920)

Bem, na sexta feira foi a abertura: o nosso lindo Mar Negro estreou e, finalmente, encontrou o publico, que o recebeu de braços e corações abertos.

No sábado foi a vez dos nossos amigos da RZP e da Cannibal... na sessão competitiva de curtas brasileiros, Encosto, de Joel Caetano teve destaque e direito a Bate-papo, nós perdemos, pois o monstrólogo estava super envolvido com a turma de quase 40 pessoas que se inscreveram para fazer a Oficina de Maquiagem de Efeitos Especiais; oficina que, sem dúvida alguma, foi um sucesso!

Joel Caetano na sess4ao comentada de Curtas Nacionais... estréia brasileira de ENCOSTO
Rodrigo ensinando técnicas de maquiagem na Casa de Cultura Mario Quintana
Turma da Oficina de Maquaigem de Efeitos Especiais de Rodrigo Aragão no IX FANTASPOA
A sessão de Zombio 2  do catarinense Petter Baiestorf foi forte. Claro, o filme é para maiores de 18 anos, e com muita razão. Entre sangue e gosma, e algumas garotas com pouca (ou nenhuma) roupa, o talento dos nossos amigos se destacou. Petter foi fantástico na direção, e Coffin, Gisele, Cristian e Gurcius nos arrancaram bons sorrisos (de orgulho por tê-los conosco) e gargalhadas.

Cannibal Filmes

Chegamos em Porto Alegre com um calor que nos surpreendeu, os dois primeiros dias, o clima nos lembrava Guarapari... ainda bem que uma frente fria chegou para nos mostrar um pouco deste inverno gaúcho pelo qual sentimos tanto carinho. Com as noites frias, os nosso colegas de viagem começaram a voltar pra casa. A maioria foi no domingo, para voltar à rotina de trabalho, casa, família, etc.

Na segunda feira, mais uma sessão de Mar Negro, a ultima em terras gaúchas (por enquanto...), e o publico assistente, mais uma vez, pode se assustar e divertir com os personagens e criaturas deste nosso filme de horror tupiniquim. Os mais encantados nesta sessão foram os amigos alemães Alex (diretora), Marian (musico) e Valentim (co-roteirista) do filme "Você Prometeu" (será exibido no Fasntaspoa no dia 11 de maio) , que comentaram com nós: “Mesmo sem entender uma palavra, adorei o filme!” (Ainda estamos sem legendas em inglês)

Como já falei, tivemos o prazer inenarrável de assistir e ouvir “O Gabinete do dr. Caligari”, este clássico do terror alemão, mudo, em preto e branco, de 1920, nos emocionou de uma forma nova, com a musicalização ao vivo de Marian (com musica composta especialmente para o Fantaspoa!)
Marian Lux em concerto/ exibição do filme "O gabinete do Dr. Caligari"

Para nos despedir de Porto Alegre, nada melhor que um churrasco! Numa mesa cheia de gente especial: João Pedro e Mariene, Nicholas, Deodato, Cozzi e sua esposa, Simonetti, Felipe Guerra e Dani Monteiro, Armando Fonseca, Raphael Borghi, Marian Lux, Jeremy, kelly e Adam (do filme The Battery – USA), Alex, Marian, Valentim (Você Prometeu - Alemanha) e nós, os últimos capixabas!

E tem mais! Neste blog damos um especial abraço e parabéns aos super queridos JP e Mari que no sábado 11 de maio, vão se casar! No meio à loucura do Fantaspoa, entre convidados internacionais e amigos, vão comemorar com uma festinha este belo relacionamento e amor entre eles! Nós da Fábulas desejamos toda a felicidade do mundo para vocês dois, muito amor, sucesso e filmes de terror!

Mariene e João Pedro: Casal FANTASPOA Parabéns!
PS: Semana que vem, nos dias 14 a 16, o nosso monstrólogo estará em Brasília com a oficina de 12 hs. de Maquiagem de Efeitos Especiais... e mais!!!! dia 16 exibição de A Noite do Chupacabras e dia 17 Mangue Negro e ... MAR NEGRO! Tudo isso no CCBB, graças a Mostra do Filme Livre! 

Nos vemos por lá!

Obrigada pelo apoio...

Mayra Alarcón





terça-feira, 7 de maio de 2013

Realizando um Sonho Coletivo


Depois de algumas semanas de silêncio, o nosso querido blog está de volta!

Neste tempo várias coisas aconteceram: o Rodrigo terminou de montar as cenas, o Joel quebrou a cabeça, mas conseguiu fazer um belo tratamento de imagem, Alexandre, Matar e Tutú mixaram o nosso som, e o nosso escritório, funcionando a todo vapor pra deixar essa bagunça toda nos eixos...

Rodrigo Aragão e Joel Caetano brindando ao término de um trabalho louco!
Agora está nas mãos do público!
Assim, trabalhando, conseguimos após quase um ano e meio de produção, 33 dias de filmagens, dois mil litros de sangue, e mais de 70 pessoas envolvidas, finalizar o MAR NEGRO.

O filho nasceu no dia 3 de maio, às 19 h. no Cinebancários, no centro de Porto Alegre, na abertura do IX Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre. Pela 3ª vez abrimos este festival, com o nosso 3º filme, fechando a trilogia de terror tropical idealizada pelo monstrologo Rodrigo Aragão e realizada pelas mãos, loucura e paixão dos amigos, parentes, conhecidos e profissionais que se entregaram nessa viagem.
Cooperativa Fábulas Negras, com: Petter Baiestorf, Mayra Alarcón, Rodrigo Aragão, Carol Aragãp, Marcelo Castanheira, Cristian Verardi, Gurcius Gewdner, Giovanni Coio, Joel Caetano, Mariana Zani, Carol Braga, Gisele Ferran, Cesar Coffin Souza, Tiago Ferri e Maurício Júnior.

 Bem, na primeira noite do Fantaspoa, os capixabas invadiram as margens do Guaíba, e lá estávamos: Rodrigo, Caroliny, Giovanni, Vera, Marcelo, Carol, Junior, Tiago e Eu. A nós se juntaram Joel e Mari (RZP, São Paulo), Cristian e os queridos amigos da Cannibal Filmes: Petter, Coffin, Gurcius e Giselle. A nova “cooperativa” que se tornou a Fábulas estava aí, em peso, para ver e apresentar ao publico gaúcho este novo membro da família.
A querida amiga Márcia Deretti (Mostra Trash Goiania) com a doce Bárbara...
ela não deixou a mãe perder o filme... a nossa fã mais nova!

Difícil é descrever a emoção sentida: a quantidade de trabalho, sofrimento, risadas, concentração, cansaço, stress, amor e talento que estão estampados no filme gritam nos nossos ouvidos. Falam tão alto que já começamos a ouvir: “Que saudades do set de filmagem!” Em duas sessões lotadas o publico ficou em peso para nos ouvir, do palco, contar o “causos” por trás das filmagens e, em retribuição, ouvimos aplausos e elogios do tipo “este é o melhor dos três”, “nossa, o Cristian arrebentou”, “Rodrigo, a sua filha atua muito bem”, “bah, os zumbis estão bem nojentos”, “eu também queria uma metralhadora giratória!” e coisas assim. Frases acompanhadas de abraços e sorrisos... Resumindo, a noite foi simplesmente Fantástica!
O Público na fila (até lá fora!) para assistir MAR NEGRO

Claro, ainda precisamos ajustar alguns detalhes, alguns probleminhas no som, alguns ajustes na imagem, mas, podemos dizer com orgulho, que temos entre os braços um filme, o nosso filme, o sonho coletivo se tornando realidade.

E agora? MFL – Mostra do Filme Livre em Brasília! E a conquistar o resto do mundo...





Obrigada, e até breve!!!

Mayra